CARNAVAL 2012

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que neste período festivo, desde o dia 13 de fevereiro e até ao dia de hoje, têm-se realizado diversas ações de sensibilização aos alunos dos estabelecimentos de ensino do 1.º e 2.º Ciclo, visando sensibilizá-los para os perigos das “bombinhas de Carnaval”, entre outros cuidados.
Alguns dos conselhos que a PSP deixa às crianças e adultos, são:
  • Os corsos carnavalescos normalmente atraem muita gente. Quem vai assistir, deve estar atento às carteiras e aos telemóveis;
  • As ‘bombinhas’ são um dos perigos que pode ‘rebentar’ no Carnaval. Os acidentes com este tipo de artefacto pirotécnico são frequentes e alguns têm consequências graves. As crianças usam-nas para se divertirem, mas desconhecem o perigo;
  • A diversão noturna é outra face do Carnaval. Quem se desloca para as festas, deve estar atento à segurança rodoviária. Se vai em grupo, é melhor eleger o condutor para a noite, alguém que não beba bebidas alcoólicas e possa transportar todos em segurança. A condução deve ser defensiva e adequada às condições atmosféricas e da estrada.
Além das ações de sensibilização, a PSP no sentido de garantir a segurança de todos, acompanhará diversos desfiles de Carnaval, em especial as que se realizam nos dias 17 e 18 de fevereiro, na cidade de Lisboa. Neste sentido irão ocorrer diversos condicionalismos à circulação do trânsito, nos percursos dos desfiles e em particular junto às escolas que os organizam, pelo que se aconselha prudência aos condutores na aproximação destes agrupamentos escolares.

Dia 17 de fevereiro.
  • 4º Desfile de Carnaval organizado pela Junta de Freguesia de Marvila:
Desfile constituído por crianças e jovens das escolas desta freguesia, bem como entidades socias e clubes ali representados.
A concentração será às 09H45, na Av. Paulo VI, com o início do desfile pelas 10H30, percorrendo esta artéria até à Rua de Ovar e regresso pelo mesmo itinerário, estando o final previsto para as 13H00.
Durante o desfile a Av. Paulo VI, estará encerrada ao trânsito entre o cruzamento da Av. João Paulo II e a Rua de Ovar.

  • Desfile de Carnaval da Escola Secundária Artística António Arroio:
A concentração e desfile serão pelas 13H00 junto à escola António Arroio na Rua Coronel Correia do Amaral, seguindo pela Alameda D. Afonso Henriques, Av. Almirante Reis, Largo Dona Estefânia, Av. Duque de Loulé, Praça Marquês de Pombal, sendo que após esta Praça, seguirão sempre pelo passeio até ao Terreiro do Paço, onde terminará o desfile.
Durante este desfile haverá apenas cortes de trânsito à passagem dos foliões.


Dia 18 de fevereiro.
  • 14º Desfile de Carnaval de Lisboa:
A concentração às 15H00, com o início do desfile pelas 15H30, passando pela Rua da Prata, com destino à Praça D. Pedro IV (Rossio).
A partir das 16H15 e até às 18H00, irão atuar as bandas convidadas, prevendo-se que a Praça do Rossio venha a esgotar a sua capacidade, pelo que será isolado ao trânsito na sua totalidade entre as 15H00, até ao final do concerto, que se prevê pelas 19H00, com implicações no trânsito nos acessos à baixa de Lisboa, quer pela Praça Marquês de Pombal, quer pela Av. Infante D. Henrique e Cais do Sodré.
Durante os vários desfiles carnavalescos existirão elementos policiais a proceder ao desvio do trânsito, informando alternativas aos condutores. Os acessos a moradores, garagens, emergências, serviço de hotéis e comércio estão sempre garantidos.

A PSP aconselha prudência aos condutores na aproximação dos agrupamentos escolares envolvidos nos desfiles.

Comentários