9 Carteiristas Detidos em 3 situações

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, durante o dia de ontem, procedeu à detenção de 9 carteiristas com idades compreendidas entre os 16 e os 49 anos de idade, pela autoria do crime de furto.
Pelas 11h15, Agentes da Divisão de Segurança a Transportes Públicos procederam à detenção de duas mulheres com 18 e 43 anos de idade, por furto de carteira a uma turista inglesa, numa paragem de autocarros da Carris no Marquês de Pombal, em Lisboa.
Os Agentes que se encontravam no local numa ação de vigilância à criminalidade nos transportes públicos, aperceberam-se da ação das duas mulheres que, utilizando um modo de atuação já habitual, cercaram a vítima quando esta se preparava para subir para o autocarro. Uma delas colocou-se à frente da vítima, impedindo-a assim de se movimentar, fazendo um tampão, enquanto a outra se colou às suas costas, abriu-lhe a bolsa que transportava ao ombro e tirou daí uma carteira.
Logo após o cometimento do crime, as suspeitas fugiram do local, não o conseguindo devido à atuação dos policias que as detiveram de imediato, apreendendo e recuperando a carteira furtada, verificando-se nesse momento que se tratava de uma bolsa de maquilhagem que continha artigos de cosmética no valor de 120€, para surpresa e frustração das carteiristas, que acabaram por ser detidas por furto de um produto que não lhes iria render o esperado.
As detidas, já com antecedentes criminais pela prática de vários crimes de furto de carteira nos transportes públicos de Lisboa, estão a ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal para 1.º Interrogatório Judicial, para aplicação de medida de coação.
Pela mesma hora, uma Equipa de Intervenção Rápida da 1.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de 4 homens, com idades compreendidas entre os 38 e 49 anos de idade, por furto de carteira, a uma turista dinamarquesa, na Praça da Figueira.
Aquando da chegada do elétrico 15 naquele local, os detidos cercaram um grupo de turistas e passageiros, provocando uma pequena confusão no acesso ao interior do transporte público, levando a suspeitar que estariam a praticar um crime de furto. Os suspeitos, após avistarem a Polícia, encetaram fuga em passo acelerado, tendo sido intercetados momentos depois.
Instantes antes da interceção, um dos suspeitos, de forma dissimulada, colocou um maço de notas no valor total de 270.00 euros do Banco Central Europeu, entre uma caixa de eletricidade e uma parede existente no cruzamento entre a Rua dos Fanqueiros e a Praça da Figueira, pertencentes à turista dinamarquesa.
Os detidos foram notificados para comparecerem durante o dia de hoje no Tribunal de Pequena Instância Criminal, para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação de medida de coação.
Pelas 17h20, Agentes da 5.ª Divisão Policial, procederam à detenção de 3 homens, com idades compreendidas entre os 16 e 24 anos de idade, por tentativa de furto, a uma mulher, com 60 anos de idade, nas escadas de acesso ao Metro de Arroios, em Lisboa.
Polícias à civil visualizaram os suspeitos com um comportamento suspeito, perseguindo os mesmos, e após alguns metros, ao descerem as escadas de acesso ao Metro de Arroios, observaram um dos suspeitos a colocar a mão no interior da mala da lesada, tentando retirar a sua carteira (com valor de 115€), enquanto os outros dois suspeitos se encontravam perto de toda a situação tentando encobrir o ilícito. Perante os fatos, os suspeitos foram abordados e detidos pela tentativa de furto.
Os detidos já têm antecedentes criminais por este tipo de crime e, por haver fortes indícios que os mesmos não se apresentassem voluntariamente à Autoridade Judiciária, ficaram detidos para serem hoje presentes no Tribunal de Pequena Instância Criminal, para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação de medida de coação.

Comentários