IV Corrida de São Silvestre – Lisboa


O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública informa que a 31 de Dezembro se realiza a IV Corrida de São Silvestre de Lisboa, com início e fim na Praça dos Restauradores.
A PSP, através da Divisão de Trânsito de Lisboa, garante a segurança do evento, bem como as alternativas necessárias ao trânsito, para que os atletas, condutores, residentes e restantes utentes da via pública, sintam o menos possível os constrangimentos rodoviários, procurando-se assim minimizar os transtornos e levar a bom termo esta iniciativa, que se divide em 3 provas desportivas:
  • Pelas 14H00, uma prova para crianças;
  • Pelas 16H00, a Corrida de São Silvestre com uma extensão de 10km e a mini São Silvestre com 5 km.

As provas iniciam na Praça dos Restauradores, sendo que a corrida principal segue para a Praça D. Pedro IV (Rossio), Rua do Ouro, Praça do Comércio, Rua do Arsenal, retorno no Cais do Sodré, seguindo posteriormente os atletas em contra mão até à Av. Ribeira das Naus, Av. Infante D. Henrique (retorno junto ao Jardim do Tabaco), Av. Infante D. Henrique, Praça do Comércio, Rua da Prata, Praça da Figueira, Praça D. Pedro IV (Rossio), Praça dos Restauradores, Av. da Liberdade, Praça Marquês de Pombal, Av. Fontes Pereira de Melo, Praça Duque de Saldanha, (novo retorno) junto à Av. da República, seguindo pelo mesmo itinerário até à meta que se situa no Arruamento central da Praça dos Restauradores.
Embora as montagens/desmontagens, condicionem o eixo central da Avenida da Liberdade, o acesso à zona da baixa será sempre assegurado pelas laterais da Avenida. Pelas 09h00 é cortada a circulação da via central da Praça dos Restauradores;
Isolamento da Av. Liberdade
Para a prova infantil, o trânsito é isolado pelas 14H00 na Praça dos Restauradores, parte da Avenida da Liberdade, e a transição entre Rossio e os Restauradores, devido à concentração das crianças para as respectivas provas.
O itinerário a Sul dos Restauradores será isolado mais tarde, pelas 15H30.
Em alternativa, a circulação de veículos é permitida pelas laterais, da Av. da Liberdade até à Rua das Pretas, sendo o trânsito desta Avenida apenas permitido até ao início das provas.

ISOLAMENTO GERAL DE TODO O PERCURSO SERÁ PELAS 15H50.
Alternativas à circulação durante o decorrer da prova principal:
Av. Infante D. Henrique / Viaduto Mouzinho de Albuquerque: Não é permitida qualquer circulação em direcção a Santa Apolónia, excepto a dos Transportes Públicos que invertem junto da Estação de Santa Apolónia. Em alternativa, pode-se utilizar a Rua Cruz de Santa Apolónia e Rua Cais de Santarém em direcção à Rua da Alfandega e Rua da Madalena.
Zona da Baixa Pombalina: A nascente, o trânsito circula pelo Campo das Cebolas, Rua dos Fanqueiros e Rua da Madalena. A Poente, o trânsito circulará pela Rua Nova do Almada e Rua Garrett em direcção ao Bairro Alto.
Praça Duque de Saldanha e Av. da República: O trânsito é impedido de aceder à via central desta artéria desde o Campo Pequeno, e desviado para a lateral em direcção ao Saldanha. A Praça Duque de Saldanha mantém-se circulável, podendo haver tráfego em direcção à Av. 5 de Outubro. É permitido a circulação de veículos na Av. da República.
Viaduto Duarte Pacheco/Rua Castilho /Rua Joaquim António de Aguiar – O trânsito é condicionado à entrada do túnel, podendo-se circular na zona das Amoreiras, Rua da Artilharia 1 e Rua Castilho. O acesso ao Marquês de Pombal é permitido somente à Carris.
Acessos ao Túnel da Praça Marquês de Pombal: Todo o trânsito que se apresenta da Av. António Augusto de Aguiar é encaminhado para o túnel do Marquês. Na Avª Fontes Pereira de Melo, o trânsito é direccionado para o túnel do Marquês de Pombal até ao final das provas desportivas.
Praça do Marquês de Pombal: É totalmente encerrada ao trânsito geral, excepto Carris, que pelas vias laterais circulam nesta praça em direcção à Rua Joaquim A. Aguiar ou Rua Braamcamp.
Av. Duque de Loulé c/ Rua Luciano Cordeiro: É condicionado todo o trânsito em direcção à prova, excepto Carris, que poderá circular na rotunda do Marquês de Pombal e aceder à zona da baixa, através do Martim Moniz e Rua dos Fanqueiros.
Cais do Sodré: Os atletas passam pelo corredor efectuado por cones da PSP, ficando a circulação na praça garantida em direcção ao Bairro Alto.
No final da prova, a abertura de algumas vias estará condicionada aos trabalhos de limpeza das mesmas, em especial junto dos postos de abastecimento colocados pela organização.

Durante os condicionamentos existirão elementos policiais a proceder ao desvio do trânsito, informando alternativas aos condutores. Os acessos a moradores, garagens, emergências, serviço de hotéis e comércio estão sempre garantidos.

Comentários