2 Detidas pelo Crime de Furto (carteiristas)


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, ontem, pelas 13H00, procedeu à detenção em flagrante delito de duas mulheres, com 18 e 31 anos de idade, por furto de carteira, no Eléctrico 15, na paragem da Praça do Comércio, a uma turista com 41 anos de idade.
A detenção deu-se em flagrante delito quando os dois polícias que se encontravam no local integrados numa acção de prevenção para este tipo de crime, e com a missão específica de vigiar as movimentações dos carteiristas, se aperceberam da acção das detidas, que se encontravam a rodear uma passageira com uma atitude suspeita. As duas mulheres selecionaram a vítima ainda na paragem e quando esta subiu para o eléctrico, uma delas entrou à sua frente fazendo o já conhecido tampão, impedindo desta forma os movimentos da vítima, enquanto a outra entrou colada às suas costas e aproveitando a manobra da primeira, abriu o bolso do blusão da passageira e retirou uma carteira com documentos, cartões bancários e 145 Euros em dinheiro.
A vítima que não se apercebeu que tinha sido furtada sentou-se no eléctrico, enquanto as mulheres, na fuga foram interceptadas pelos polícias que também viajavam no eléctrico.
Ao aperceberem-se da presença dos polícias, tentaram desfazer-se da carteira, atirando-a para o chão, tendo sido detidas ali mesmo e apreendida a carteira bem como todos os documentos e dinheiro que foram entregues à sua legítima proprietária, depois de avisada pela Polícia de que tinha sido furtada.
Com esta detenção sobe para treze o número de carteiristas detidos pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no espaço de uma semana naquela paragem do eléctrico 15.
As duas detidas, que se encontram referenciadas por este tipo de furto e que haviam sido detidas no passado dia 21 de Dezembro, estão proibidas de andar em todos os transportes públicos.
As suspeitas foram hoje presentes ao Tribunal de Instrução Criminal, tendo sido submetidas a 1.º Interrogatório Judicial, sendo que ficaram a aguardar Julgamento em Prisão Preventiva.

Comentários