Crime contra a autoridade pública


O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, pelo seu Oficial de serviço, comunica o seguinte: 

Ontem, pelas 21h, na Rua Cidade João Belo, Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, no âmbito operação policial de prevenção e fiscalização dirigida à prática de ilícitos criminais, nomeadamente tráfico e consumo de estupefacientes e, quanto se procedia à identificação de suspeitos, a PSP foi inadvertidamente rodeada por cerca de 50 pessoas residentes e presentes naquela zona, as quais não concordando com a presença policial, dirigiram injurias e ameaças aos policias. Nesse sentido, foi dada ordem para que os mesmos parassem com os insultos e se retirassem do local, o que não veio a acontecer, pelo contrário começaram a ser arremessadas pedras, que atingiram uma viatura e um elemento policial sem gravidade. Na sequência deste arremesso de pedras, injurias e ameaças foram detidas 2 pessoas, de 17 e 46 anos de idade. 

Para fazer cessar as agressões, e dispersar o grupo que entretanto aumentou, a PSP teve necessidade de fazer uso da força, numa escalada de intervenção, que resultou no uso da arma policial shotgun com bagos de borracha, que atingiu um homem de 84 anos que necessitou de tratamento hospitalar. 

Também durante a desordem, 2 polícias ficaram isolados pelos moradores, que perante a hostilidade, tiveram necessidade de efectuar disparos para o ar, com a arma que lhes está distribuída, e conseguirem retirar-se do local em segurança.

Comentários