3 Detidos e um identificado por furto (carteirista)

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos (DSTP), informa que no dia 15 de Outubro, procedeu a três detenções e uma identificação pelo crime de furto (carteiristas), nomeadamente:

  • Pelas 10H40, foi detectada a presença de uma carteirista, com 21 anos de idade, a rodear uns turistas, na paragem do eléctrico 15, a qual está proibida de frequentar, devido a medida de coação aplicada, no âmbito de um processo por furto de carteira. Quando a suspeita se apercebeu da presença policial encetou fuga, o que levantou suspeitas por parte dos Agentes, tendo sido interceptada e conduzida à Esquadra para se efectuar uma revista. Aquando da revista foi detectado dissimulado na sua roupa a quantia monetária de 325 Euros, que a mesma referiu serem provenientes de dois furtos. 
  • Apesar das diligências efectuadas para localizar as vítimas, não foi possível, pelo que a suspeita foi Constituída Arguida e sujeita a Termo de Identidade e Residência. Ainda no decorrer das diligencias, e passado algumas horas, a DSTP recebeu a informação que uma turista holandesa, com 76 anos, estava a apresentar denúncia por ter sido furtada a sua carteira, com 150 Euros, por uma carteirista com as características da suspeita, tendo o dinheiro sido devolvido à legitima proprietária.
  • Pelas 12H00, na paragem do eléctrico 28, na Calçada de São Vicente, procedeu-se à detenção, em flagrante delito, de duas mulheres (carteiristas), com 20 e os 21 anos de idade, por furto de uma carteira, contendo 170 Euros em dinheiro e diversos documentos, a uma turista Israelita, com 55 anos, no interior do referido eléctrico.
  • Uma Brigada à civil, que se encontrava de vigilância devido à constante presença de grupos de carteiristas, apercebeu-se das suspeitas, quando cercavam a vítima, colocando-se uma à frente, impedindo-a de se movimentar, enquanto a outra, encostada às costas da vítima, abriu-lhe o fecho da mochila e retirou-lhe a carteira.
    No momento em que as suspeitas se apressavam para abandonar o local, foram interceptadas pelos Polícias que as detiveram, apreendendo a carteira, que entregaram à sua legítima proprietária.
    Já na esquadra foi encontrado dissimulado na roupa de uma das suspeitas a quantia monetária de 90 Euros, que a mesma não conseguiu justificar a sua proveniência, e por estar já referenciada pela prática de furtos nos transportes públicos, foi o mesmo apreendido cautelarmente.
    Ambas as suspeitais já foram detidas pelo mesmo tipo de crime, estando uma em situação ilegal em Território Nacional.
  • Pelas 14H20, na Praça dos Restauradores, junto à paragem do autocarro AEROBUS, foi detido um homem (carteirista), com 49 anos, por furto de uma carteira, avaliada em 200 Euros, com 50 Euros em dinheiro, um cartão de crédito e diversos documentos, a uma turista Francesa, com 42 anos.
  • O furto foi consumado quando a vítima entrava para o autocarro, e o suspeito, aproveitando-se da confusão e do grande aglomerado de pessoas, cometeu o furto retirando a carteira da bolsa, transportada pela lesada.
    Quando abordado pelo Polícia o suspeito ainda conseguiu encetar fuga, mas veio a ser interceptado com a ajuda de outro polícia, tendo sido encontrado na sua posse a carteira da vítima que foi apreendida. 
    Os detidos estão a ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para 1º Interrogatório Judicial, e aplicação das respectivas medidas de coacção.

Comentários