Manifestações contra o aumento das tarifas dos transportes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, procedeu, hoje, cerca das 08H30, à detenção de dois indivíduos por coacção, desobediência e tentativa de agressão aos agentes policiais.
As detenções resultaram da intervenção policial aquando de uma manifestação espontânea de um grupo cerca de 15 indivíduos na linha férrea junto da Estação da CP de Alhandra, uma vez que, durante os procedimentos policiais de identificação e de retirada dos mesmo da linha férrea, com a intenção clara de obstar a tal actuação, os agentes foram rodeados por seis manifestantes, sendo um dos polícias agredido nessa altura.
No decorrer da acção policial, para fazer cessar tal conduta e como os polícias estavam em inferioridade numérica, o outro agente policial, depois de advertir verbalmente os intervenientes de que iria disparar, terá efectuado um disparo para o ar com a sua arma de fogo, tendo cessado de imediato a agressão, sendo detido o agressor.
Aquando do encaminhamento do detido para a viatura policial, outro indivíduo tentou impedir que tal acontecesse, pelo que foi também ele detido.
De ressalvar que, após a chegada de mais meios policiais ao local, foi possível desobstruir a linha, permitindo-se assim a circulação das composições, muito embora com cerca de 20 minutos de atraso.
Da intervenção policial foi dado conhecimento à Autoridade Judiciária competente, seguindo o processo os trâmites legais. Os detidos serão presentes ainda hoje no Tribunal da Comarca de Vila Franca de Xira, para aplicação de eventuais medidas de coacção.
O Comando Metropolitano de Lisboa dá ainda nota de mais duas manifestações do mesmo género: uma na zona do Cais do Sodré e outra no Monte do Estoril, Linha de Cascais que terminaram sem quaisquer incidentes.

Comentários