Detenção de indivíduo por burla informática


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, procedeu, ontem, cerca das 13H00, na área de serviço da Avenida Padre Cruz em Lisboa, à detenção em flagrante delito de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade Portuguesa, com 25 anos de idade, pela suspeita da prática de um crime de burla informática.
A PSP, alertada para o facto de um novo fenómeno criminal estar a emergir na Cidade de Lisboa, nomeadamente o furto, roubo e clonagem de cartões de abastecimento do tipo “frota”, e subsequente uso indevido do mesmos, em particular o abastecimento de combustível em reservatórios de grandes capacidades para posterior venda a preços especulativos – abaixo dos valores praticados pelos revendedores oficiais – foi incrementado um esforço de pesquisa e de análise de informações, que permitiu identificar algumas viaturas que estariam relacionadas com esta prática ilícita.
Assim, no dia de ontem foi possível verificar uma das viaturas já referenciadas a efectuar o abastecimento de um reservatório com capacidade para 1000 litros, na área de serviço em causa. Quando o indivíduo terminava de abastecer foi interceptado e confrontado com as suspeitas que sobre ele recaíam. No local, foi ainda possível apurar que o detido possuía na viatura um reservatório com 1000 litros de gasóleo e mais outros três reservatórios de menos capacidade (20l cada) e que havia efectuado o pagamento do combustível com recurso um cartão com banda magnética que se encontrava associado a um cartão do tipo “frota” e a uma viatura que não aquela que havia sido interceptada. Foi ainda possível apurar que o cartão utilizado não era pertença da empresa cuja identificação estava gravada no mesmo, mas sim doutra empresa, estando, no entanto, viciados os dados contidos na banda magnética.
No decorrer das várias diligências, foi ainda possível certificar-se que alguns locais onde haviam sido feitos outros abastecimentos por aquele indivíduo, através do mesmo modo de actuação. Foram então contactadas as duas empresas, prestando aquelas a devida colaboração para o esclarecimento dos factos.  
Da actuação policial foi apreendido o seguinte material:
  • 1 (um) viatura ligeira de mercadorias;
  • 1 (um) reservatório em plástico com capacidade para 1000 litros;
  • 3 (três) reservatórios em plástico com capacidade para 20 litros cada;
  • 1060 (mil e sessenta) litros de gasóleo;
  • €45,00 (quarenta e cinco euros em notas do Banco Central Europeu);
  • 2 (dois) telemóveis;
  • 2 (dois) talões de abastecimento de combustível;
  • 2 (dois) cartões possuidores de banda magnética.

O detido irá ser presente durante o dia de hoje no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção.

Comentários