Detenção de quatro cidadãos e apreensão de material furtado

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 15 de Junho, procedeu à detenção de 04 homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 35 anos, suspeitos da prática de vários furtos qualificados.
Esta Polícia desenvolveu uma operação policial ao nível de vários concelhos (Vila Franca de Xira e limítrofes), com vista a interceptar um grupo de cidadãos suspeitos da prática de inúmeros furtos qualificados em estabelecimentos/estaleiros e demais locais donde pudessem subtrair os mais variados materiais ferrosos/metálicos (nomeadamente cobre).
O grupo, desde há já algum tempo, estava a ser monitorizado pelo efectivo daquela Divisão, contudo, com vista a ludibriar a acção policial, alterava constantemente os seus padrões e rotinas, quer mudando sistematicamente de residências, quer actuando por áreas diversificadas e vastas do Território Nacional.
As acções policiais desenvolvidas visavam confirmar o seu relacionamento com verdadeiras “pilhagens” de cabos eléctricos em empresas/armazéns e outros organismos com instalações eléctricas de média e alta voltagem. No seguimento destas acções, no passado dia 14 de Junho, esta Polícia, depois de detectar uma viatura ligeira de mercadorias, devidamente fechada e parqueada na área de Alverca do Ribatejo, a qual constava para apreender por furto ocorrido numa empresa na área de Óbidos, desencadeou uma acção de vigilância sobre a mesma.
Desta acção, foi possível detectar dois suspeitos do grupo já investigado, a prepararem-se para arrancar com a viatura. Procedeu-se à abordagem dos mesmos, contudo, apenas foi possível interceptar e deter um deles, no entanto, o outro suspeito foi reconhecido pelos polícias.
No decorrer da detenção efectuada, foi possível apurar informações pertinentes e que, desde logo, mereceram por parte da Polícia, implementar no terreno vários meios humanos com vista a localizar os suspeitos de estarem conotados com o ilícito efectuado na área de Óbidos e, donde tinham subtraído diverso material auto e maquinaria diversa (avaliado pelo proprietário em cerca de 47.000,00 Euros).
Desta intervenção policial, foi possível localizar mais cinco elementos do grupo em causa, vindo a culminar na detenção de três homens e na constituição de arguido de outros dois. Um dos detidos foi em flagrante delito e os outros dois no cumprimento de Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito, emitido pela Autoridade de Polícia Criminal.

Desta acção policial, cabe registar o seguinte:
·       Foram efectuadas cinco buscas, duas delas domiciliárias, as quais decorreram entre os concelhos de Palmela, Vila Franca de Xira e Alenquer;
·       Todos os suspeitos foram conotados com outros ilícitos, cujo modo de actuação era em tudo similar, tendo sido recolhidos indícios do seu envolvimento;
·       Foram recuperadas duas viaturas furtadas, uma na zona de Óbidos e, outra, na zona de Leiria.
Das buscas efectuadas foi apreendido o seguinte material:
·       04 Viaturas, duas delas furtadas (Óbidos e Leiria);
·       385 Euros do Banco Central Europeu;
·       54 Jantes em alumínio;
·       03 Auto rádios;
·       01 Gerador;
·       01 Martelo Pneumático;
·       01 Motosserra;
·       Diversas máquinas e ferramentas de pequeno porte;
·       Diversas ferramentas para utilização em arrombamentos e cortes;
·       Várias caixas de torneiras e acessórios de canalização;
·       27 Telemóveis;
·       01 Laptop;
·       02 PDA/GPS;
·       02 Amplificadores de som;
·       02 Consolas de jogo;
·       01 Carro de mão metálico;
·       12 Recipientes plásticos vazios (vulgo Jarrican);
·       05 Recipientes plásticos (vulgo Jarrican), contendo cerca de 150 litros de gasóleo; e
·       Diversos utensílios e ferramentas.
Os detidos foram hoje presentes no Tribunal das Caldas da Rainha, para 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhes sido decretada como medida de coacção apresentações bissemanais.

Comentários