Jogo de Futebol S.L. Benfica vs F.C. Porto

No próximo dia 20 de Abril, pelas 20H30, no Estádio da Luz, realiza-se o encontro de futebol entre as equipas SLBENFICA - FCPORTO, a contar para a Taça Millennium. 


Segundo a legislação nacional em vigor este jogo é considerado “jogo de risco elevado” e espera-se uma lotação de cerca de 35.000/40.000 espectadores, sendo a grande maioria adeptos do Benfica. 

A hora oficial de abertura das portas ao público será às 18H30, no entanto, a PSP iniciará o policiamento pelas 17H00, de forma a garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no jogo e também a regularização do trânsito nas imediações do Estádio. 

Haverá, desde a manhã, um maior rigor na fiscalização dos estacionamentos irregulares, procurando que a circulação automóvel se faça com a fluidez possível, não havendo restrições ao trânsito, a não ser em situações pontuais de deslocação das equipas e claques. 

A todo o momento faremos a monitorização dos fluxos de trânsito, bem como da movimentação de adeptos, essencialmente, aqueles que são considerados de risco. A PSP, através de uma caixa de segurança, fará o acompanhamento das claques do Porto desde o local de estacionamento dos autocarros até ao Estádio da Luz. 

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa destacou, para este encontro, um dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias. Deste, estarão presentes diversas valências da PSP, tais como: efectivos da Divisão Policial da área em patrulhamento apeado, auto e à civil, Equipas de Intervenção Rápida, Unidade Especial de Polícia, Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Trânsito, Equipas de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo e a Unidade Metropolitana de Informações Desportivas. 

Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas, de e em automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas. 

A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor, é crime, nomeadamente: 

  • A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares; 
  • A prática de dano qualificado em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público; 
  • Participação em rixa na deslocação para ou do espectáculo desportivo; 
  • O arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objectos ou produto líquido; 
  • A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado); 
  • Ofensas à integridade física actuando em grupo. 

Por fim, a PSP aconselha: 

  • Todos os adeptos a se deslocarem para o Estádio de transportes públicos, aderindo à Campanha “Vá à bola em transportes públicos” evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio; 
  • Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança, e 
  • No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques vigiados. 
O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento. 
Mais uma vez se realça, no sentido de tranquilizar todos os cidadãos, que a PSP está convicta que todas as medidas foram tomadas, no sentido do evento não ser visto como um problema de segurança, mas sim como uma festa de convivência saudável entre todos os participantes.

Comentários