Encerramento de Lar

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, com a colaboração dos serviços de fiscalização da Segurança Social, procedeu ontem, ao encerramento de um lar ilegal em Queijas, Oeiras.
O encerramento verificou-se após o cumprimento de um mandado de busca domiciliária emanado pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no âmbito de um processo onde se investiga o desaparecimento de um idoso.
Durante a efectivação do mandado foram detectados quatro idosos, entre os 80 e os 91 anos de idade, que viviam naquele domicílio, numa cave com poucas condições de higiene e salubridade. Um dos idosos teve mesmo necessidade de ser conduzido ao hospital de S. Francisco Xavier para receber assistência médica adequada, e os outros três idosos foram transferidos pelos Bombeiros para lares da Segurança Social.
Esteve igualmente presente a Autoridade de Saúde local que decretou o encerramento do lar.
Os responsáveis pelo lar foram constituídos arguidos. Um dos arguidos é ex-funcionário de uma Instituição de Solidariedade Social, funções estas através das quais angariava idosos para aquele e outros lares.
A investigação continuará a decorrer podendo estar em causa outro tipo de crimes cometidos sob os idosos.

Comentários