Detenção de um cidadão suspeito de dois crimes de Roubo Qualificado

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, procedeu à detenção de um homem, de 36 anos de idade, por ser suspeito de ter cometido dois crimes de roubo qualificado no interior de dependências bancárias com recurso a ameaça de arma branca.
O detido, já com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime (cumpriu pena de prisão efectiva pelo mesmo tipo de crime entre 2004 e 2010), é suspeito de ter praticado os roubos na zona de Alcântara e Campo de Ourique. Como modo de actuação o detido abordava as vítimas no interior de dependências bancárias quando estas se preparavam para efectuar levantamentos, e com ameaça de arma branca, apropriava-se das quantias monetárias bem como dos bens das mesmas (carteira e documentos).
Da análise efectuada foi possível relacionar o detido em duas situações, ocorridas entre Novembro de 2010 e Janeiro de 2011.
Assim, com a coordenação do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) através da Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento (ECCEV) foi emitido Mandado de Detenção fora de flagrante delito, após o detido ter sido reconhecido pessoalmente pelas vítimas dos crimes. Acresce referir que no momento da intercepção o suspeito trazia consigo, oculto na zona da cintura, uma arma branca (faca), que normalmente utilizava para perpetrar os roubos. Utilizava ainda um boné, usava óculos de sol e empregava um sotaque brasileiro, para dificultar a sua identificação.
Esta Polícia continuará a efectuar diligências de investigação no sentido de verificar se o ora detido estará ligado a com mais ilícitos.
O detido está a ser presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação da respectiva medida de coação.

Comentários