Detido com íman para falsificar tacógrafo

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Trânsito, ontem, pelas 10h32, na Ponte 25 de Abril, sentido Sul-Norte, procedeu à detenção de 1 homem de 60 anos de idade pelo crime de falsificação.

A detenção resultou de uma Operação com o nome “Euro Contrôle Route” – semana dedicada à fiscalização de veículos pesados de mercadorias, que decorreu entre as 07h e as 19h, na Ponte 25 de Abril, IC2 e Praça do Império em Lisboa, e onde foram fiscalizados 80 veículos pesados, sendo que 17 dos mesmos foram autuados por irregularidades relacionadas com os tacógrafos.

O suspeito, condutor e proprietário da viatura fiscalizada, foi intercetado a utilizar um íman acoplado ao sensor do aparelho de registo de dados, denominado tacógrafo, que se encontra situado junto à caixa de velocidades. 

Este método faz bloquear a transmissão de dados e manipula o registo relativo ao percurso do motorista e veículo, ocultando os vários períodos de descanso e alterações de velocidade. Assim atendendo ao ilícito verificado, foi apreendido o veículo, o título de condução, o cartão tacográfico e o referido íman.

O detido foi notificado para comparecer amanhã, no Tribunal Judicial da Comarca de Almada para ser ouvido em 1º Interrogatório Judicial, e aplicação da medida de coação.

Comentários