Projeto de Defesa Animal (PDA) da PSP de Lisboa regista 373 denúncias no primeiro quadrimestre de 2017

Durante o ano de 2016 registaram-se 1623 crimes contra animais de companhia a nível nacional, 855 recebidos pela PSP, sendo que 415 foram registados no distrito de Lisboa e destes, 359 foram recebidos pela PSP, conforme dados recolhidos no site da DGPJ (Direção-Geral da Política da Justiça).

Neste primeiro quadrimestre de 2017, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através do Projeto Defesa Animal (PDA), recebeu 373 queixas por maus tratos e abandono de animais de companhia. Este número representa uma diminuição de 9,2% face a igual período de 2016, no qual foram recebidas 411 denúncias.

Cada uma das denúncias recebidas foi alvo de uma verificação feita pela PSP, na qual, além de se comprovar ou não a existência de crime, foram fiscalizadas as condições de detenção dos animais, concretamente o registo, vacinação, identificação eletrónica e, quando obrigatório, seguro de responsabilidade civil. Destas ações de fiscalização resultaram inúmeras infrações, de natureza contraordenacional e de natureza criminal, estas últimas num total de 95, remetidas ao Ministério Público.

A Polícia de Segurança Pública, e o COMETLIS em particular, continuarão empenhados na sensibilização da sociedade para a problemática dos crimes cometidos contra animais de companhia, que constitui uma aposta estratégica do Comando.

A PSP apela a todos os cidadãos que tenham conhecimento de situações de crimes cometidos contra animais de companhia para que as denunciem através do email defesanimal@psp.pt. 

Comentários