Operação Prevenção Criminal Ativa – Viagem Segura

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 4 de abril, pelas 21h30, desencadeou uma operação de prevenção criminal ativa - VIAGEM SEGURA - onde primou a componente pedagógica e educacional.

Aquando da partida de alguns autocarros com jovens adolescentes para Espanha em férias de finalistas, potenciou-se a paragem destes e após um briefing simples fiscalizou-se a possibilidade de existirem na posse dos jovens estudantes substâncias estupefacientes e ou psicotrópicas.

Dos cerca de 190 alunos, um jovem com 18 anos de idade foi detido por ter na sua posse cerca de 200,2 doses de produto suspeito de ser estupefaciente (haxixe), tendo sido o produto apreendido e o aluno notificado para comparecer em tribunal, pela suspeita do crime de tráfico de produto estupefaciente.

Outros três jovens tinham na sua posse cerca de 16,96 doses de produto suspeito de ser estupefaciente, pelo que após a apreensão do mesmo, seguiram viagem, sendo notificados para comparecer na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, foi ainda apreendida a desconhecidos uma placa de produto suspeito de ser estupefaciente (haxixe) equivalente a 82,94 doses individuais.

Pela sua componente pedagógica, a operação teve ainda um momento de explicação geral aos alunos do risco associado a práticas e comportamentos desviantes.

No âmbito do Programa Esquadras Europeias e do Intercâmbio Internacional com o Corpo Nacional de Polícia Espanhola, em determinadas alturas/eventos do ano a PSP recebe patrulhas destes países para fazem patrulhamento em conjunto com as equipas de proximidade da Esquadra de Turismo assim como a PSP coloca Polícias seus em determinadas zonas de Espanha. Neste momento, encontram-se dois Polícias da Esquadra de Turismo deste COMETLIS em Benalmádena - Espanha, desde dia 31 de março até 10 de abril a acompanhar as viagens de finalistas dos alunos portugueses àquela região.

Comentários