Detido por 17 furtos de malas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, no âmbito das suas competências específicas no domínio da segurança aos transportes públicos, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 8 de Maio, na Estação da CP de Entrecampos, em Lisboa, procedeu à detenção de um homem com 55 anos de idade, por estar indiciado na prática de 17 furtos qualificados, falsificação de documentos e cheques, e burlas qualificadas.

O homem dedicava-se ao furto de malas a passageiros dos comboios Alfa Pendular e Intercidades da CP nas estações do Oriente, Entrecampos e Sete Rios, na Rede de Expressos também em Sete Rios e, quando as malas tinham documentos e cheques, falsificava-os e efetuava compras de artigos valiosos que depois vendia em lojas de compra de ouro e prata usados.

Até ao momento foi possível apurar que o suspeito foi responsável por 17 furtos de malas e 5 burlas, espalhadas geograficamente, continuando as investigações que apontam para um prejuízo total de cerca €50.000.

A PSP já confirmou a relação com furtos e burlas em Lisboa, Setúbal, Coimbra e Porto, tendo a detenção resultado na sequência das investigações que duraram nove meses, tendo sido apreendido:
  • Cheques furtados;
  • Uma carta de condução furtada e falsificada; 
  • Uma parka de senhora, e;
  • Três salvas de prata que se suspeitam ser provenientes das burlas.
As investigações permitiram ainda concluir que o homem terá saído da cadeia em fevereiro de 2011, suspeitando-se que terá efetuado furtos e burlas logo no mês de abril.

O homem que já cumpriu pena de prisão por furto e falsificação, foi presente no Tribunal de Instrução Criminal, para 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais grave a prisão preventiva.

Comentários