Reincidente no Furto de Azulejo

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 4.ª Divisão Policial, no dia 03 de abril, pelas 13h00, na Freguesia de Belém, procedeu à detenção em flagrante delito de um homem de 59 anos de idade pela prática do crime de Furto Qualificado no interior de habitação.

No âmbito do Policiamento “Páscoa em Segurança 2015 – Polícia sempre Presente”, polícias que se encontravam de patrulhamento à zona turística de Belém, intercetaram em flagrante delito o suspeito, quando este se preparava para abandonar o imóvel com uma caixa de azulejos furtados e uma segunda caixa já preparada para ser transportada.

Já no dia 18 do mês transato foi detido em flagrante delito após ter subtraído e danificado azulejaria de valor cultural e patrimonial elevado, sendo que sob o detido pendem inúmeros registos de crimes da mesma natureza.

O alvo de arrombamento e furto, encontra-se inserido num conjunto de dois edifícios de habitação plurifamiliar com fachada de azulejo prevista nos bens móveis de interesse municipal e outros bens culturais imóveis. Sendo o património azulejar português um dos elementos centrais da identidade nacional, reconhecidos internacionalmente como afirmação de uma arte secular, afirmando-se inclusive uma atração significativa do setor turístico, torna-se essencial a salvaguarda e preservação deste património histórico e cultural.

O detido foi presente à Instância Local Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa de sendo-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Diárias a Órgão de Policia Criminal da área de residência.

Comentários