Lisboa Destino Seguro

Tendo em conta a parceria histórica entre os países Ibéricos, que teve início em 2012, em que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP está neste momento empenhado e também o elevado número de turistas que elegeram a nossa cidade como um destino turístico de eleição, a PSP, tem efetuado um acentuado reforço de policiamento nas zonas mais emblemáticas da cidade de Lisboa, sem prejuízo do normal patrulhamento às outras áreas da cidade.

O Comando Metropolitano de Lisboa, tem incidido um reforço na prevenção, afetando numa atitude proactiva e dissuasora, todos os meios necessários para diminuir os índices de criminalidade registados na sua área de jurisdição, num conceito de polícia integral, com objetivos pedagógicos e proactivos, visando orientar e aconselhar os cidadãos que nos visitam, bem como proceder à fiscalização dos meios de transporte normalmente mais utilizados por turistas.

Nesse sentido, para além da vertente preventiva e pedagógica, foi possível durante os anos de 2012 a 2014, verificar os seguintes resultados:
  • Maior fluxo de cidadãos de outras nacionalidades, para apresentação de queixas-crime e de outras naturezas, em deslocações às Esquadras de Turismo, percecionando e direcionado assim o policiamento dedicado ao turismo em geral. Em 2014 registámos cerca de 7500 crimes participados nas esquadras de turismo, sendo que em período homólogo do ano transato registámos apenas cerca de 5400, o que traduz o conhecimento por parte dos turistas da existência de uma esquadra dedicada ao turismo.
  • Aumento de cerca de 200% nas detenções por furto de carteirista, resultado da interceção dos dados obtidos nas participações efetuadas pelos turistas, com indicações de locais e modos de atuação. 
  • Aumento no número de ações de sensibilização entre a PSP e as empresas de transporte público, em particular ações com a Carris e o Metropolitano de Lisboa.
  • Cursos de línguas - Em 2014, mais de 100 polícias das equipas de turismo e de outras vertentes da PSP de Lisboa receberam, formação em língua Inglesa, Espanhola e Francesa, atualmente está a decorrer mais uma formação de língua Espanhola.

Nesse sentido, para além da vertente preventiva e pedagógica, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, além dos meios que normalmente dispõe, tem reforçado nas épocas festivas o policiamento com a utilização de mais de 100 polícias que normalmente exercem funções administrativas, em serviços de patrulhamento nos locais de maior fluxo de cidadãos estrangeiros. 

No âmbito das Comissarias Europeias, a PSP em conjunto com o Corpo Nacional de Policia, vão estar presentes nos seguintes locais.
  • 02 de abril – Parque das Nações e zona de Belém.
  • 03 de abril – Baixa Pombalina, zona do Castelo de Lisboa, Bairro Alto e Chiado.
  • 04 de abril; 
    • Cascais;
      • Marina de Cascais, zona da Câmara Municipal e Boca do Inferno.
    • Lisboa;
      • Rossio, Chiado, zona do Castelo, Rua Augusta e Bairro Alto.
  • 05 de abril -  Baixa Pombalina, Jerónimos, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos.
As equipas de turismo e de proximidade continuarão a desenvolver o seu trabalho ao longo do ano.

Comentários