Detenção de um homem por burla


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 14H00, na freguesia de Alvalade, junto à entrada da estação de Metro do Campo Grande-Lisboa, procedeu à detenção de 1 homem, com 19 anos de idade, por ser suspeito da prática de um crime de burla qualificada.

O suspeito terá criado um perfil falso no facebook, no qual se fazia passar por uma mulher e utilizava a imagem de uma atriz norte americana para o efeito, posteriormente fez pedidos de amizade a vários homens. Após os pedidos de amizade serem aceites, iniciava o contacto com as vítimas, referindo as dificuldades económicas que estava a atravessar, levando a que tivessem em consideração a sua situação.

Após ganhar a confiança das vítimas, através de telemóvel, sempre por mensagens de texto, solicitava algum valor monetário, contudo referia que o mesmo não poderia ser enviado através de transferência bancária, devendo ser entregue pessoalmente. Acresce referir que sempre que eram marcados encontros, o suspeito, fazendo-se passar por uma mulher, ressalvava que era bastante envergonhada e que não poderia comparecer no local combinado, pelo que o dinheiro deveria ser entregue a um amigo seu.

Nesta situação em especial, o ofendido, que se deslocava do norte do país a Lisboa para proceder a uma entrega de dinheiro, terá desconfiado, tendo denunciado a situação numa esquadra da 2.ª Divisão Policial. Em consonância de esforços esta subunidade terá encaminhado a situação para os elementos da Divisão da Investigação Criminal que procederam, em flagrante delito, à detenção do suspeito.

Esta situação em concreto vinha a ocorrer, mensalmente, há 18 meses, sendo a vítima lesada em mais de 5200 euros.

O detido será presente na Instância Central, 1.ª Secção Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial e aplicação da respetiva medida de coação.

Comentários