Detida por Furto Qualificado

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 04 de novembro, pelas 20H05, através de mandado de detenção fora de flagrante delito emitido por Autoridade de Polícia Criminal, procedeu à detenção de 1 mulher, com 34 anos de idade, pelo crime de furto qualificado.
A detenção surge na sequência de várias diligências de investigação que permitiram verificar que a suspeita seria auxiliar num lar, aproveitou a vulnerabilidade da ofendida, devido à sua idade avançada, para lhe furtar o cartão débito e respetivo código.
A vítima, com 87 anos de idade, após ter dado uma queda e ser submetida a uma intervenção cirúrgica, necessitou de ser acompanhada diariamente, tendo sido acolhida num lar de idosos. Passados 6 dias foi contactada pela Gerente de uma dependência bancária, a questiona-la do porquê de estar a proceder a tantos gastos, nomeadamente a várias compras, transferências bancárias e levantamentos, que perfizeram, no prazo de 5 dias, um valor total de mais de 8 mil euros. Apercebeu-se nessa altura que o seu cartão bem como o respetivo código PIN fora retirado, contra a sua vontade, do interior da sua mala pessoal.
Após a interceção da suspeita foi possível verificar que a mesma teria na sua posse vários artigos que foram adquiridos ilicitamente, com o cartão furtado, nomeadamente vestuário e artigos de ourivesaria. Tinha ainda na sua posse um outro cartão de débito de outro utente daquele lar, já falecido. Na sua residência foi possível apreender vários artigos de ourivesaria, perfumes, calçado, vestuário e relógios no valor de milhares de euros.

A detida foi ontem presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicado como medida de coação Apresentações Semanais na esquadra da área de sua residência.

Comentários