Comissarias Europeias (Viagens de Finalistas)

A Polícia de Segurança Pública (PSP) no âmbito das Comissarias Europeias e em intercâmbio com o Corpo Nacional de Policia de Espanha (CNP), no período entre 4 e 14 de abril, vai destacar para a região de Torremolinos-Benalmádena (Espanha) dois polícias do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP do efetivo das Equipas de Proximidade da Escola Segura com o intuito de garantir a segurança, prevenindo atos ilícitos que porventura possam vir a ser perpetrados naquele local e naturalmente prestar todo o auxílio à comunidade juvenil lusófona que se encontrar instalada em terras espanholas por essa altura.

Numa fase posterior, estes polícias, serão responsáveis pelo acompanhamento permanente dos elementos do Corpo Nacional de Policia (Polícia Espanhola) vindouros no período compreendido entre 17 e 20 de abril. Os elementos referidos ficarão alojados nas instalações da Polícia de Segurança Pública.

Desta forma, os jovens de nacionalidade portuguesa poderão contar com o patrulhamento de visibilidade dos elementos da Polícia de Segurança Pública, dotando de certa forma a sua estada em Espanha de um ambiente mais familiar e habitual, não obstante poderem comunicar no mesmo dialeto.

Será prestado todo o apoio e assistência aos transeuntes portugueses vítimas de crimes, tanto na via pública, como nos Departamentos Policiais Espanhóis aquando da apresentação de uma denúncia ou outra situação meritória de tal acompanhamento. 

Para que o contacto com os elementos da Polícia de Segurança Pública seja dotado da celeridade necessária na prossecução da segurança e tranquilidade pública dos cidadãos portugueses no local, será disponibilizado um contacto telefónico a todos os agrupamentos escolares, alunos e respectivos progenitores através do qual poderão comunicar com os referidos polícias, assegurando desta forma uma resposta eficaz às eventualidades criminais ou contra-ordenacionais que possam vir a suceder. 

Neste período Pascal em particular, em que ocorrem inúmeras Viagens de Finalistas envolvendo alunos que frequentam o ensino secundário, a Polícia de Segurança Pública tenciona impulsionar a divulgação da presente temática, através de acções de sensibilização desencadeadas nas escolas secundárias pelas Equipas de Policiamento de Proximidade entre hoje e sexta-feira (visto que a ação tem início no Sábado dia 5 de Abril).

Por outro lado, a PSP emitirá alguns conselhos e advertências destinados a todos os estudantes que irão viajar nesta altura alertando os mesmos para as vicissitudes inerentes às viagens de finalistas.

Comentários