3 Detidos em Flagrante Delito em Operação Policial na Amadora

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, na persecução dos seus objetivos de prevenção criminal, desencadeou nos dias 26 e 27 de outubro uma operação policial, intensificando o patrulhamento junto das Zonas Urbanas Sensíveis, mais concretamente na área da Damaia, direcionando essencialmente o policiamento de acordo com as informações adquiridas ao longo de vários meses.

No passado dia 26, durante uma operação rodoviária procedeu-se à fiscalização de uma viatura junto do Bairro Estrela d´África, na Estrada Militar da Damaia de Baixo, em virtude do seu condutor ter mantido anteriormente um comportamento suspeito junto de diversos indivíduos que ocupavam a entrada do Bairro 6 de Maio.

Durante a fiscalização, os polícias verificaram que no banco traseiro da viatura estavam duas balanças de precisão, ocultadas pelo casaco do condutor, onde o mesmo, após verificar que os agentes tentavam confirmar de que objetos se tratavam, saiu do veículo de modo a tentar distrair a atenção dos Agentes.

O suspeito foi sujeito a uma revista, tendo no entanto apresentado alguma resistência à ação policial com o auxílio de alguns indivíduos que arremessaram diversas pedras e garrafas contra os polícias para que o indivíduo abandonasse o local em fuga.

Após se conseguir o transporte do suspeito para a Esquadra da Damaia em segurança, foram-lhe apreendidas duas barras de produto estupefaciente suspeito de ser Haxixe, com o peso bruto de 198 gramas.

No dia seguinte, 27 de Outubro, quando polícias mantinham um patrulhamento de visibilidade nas imediações do Bairro Estrela d´África, foram informados por transeuntes que se encontravam dois indivíduos a assaltar uma loja de telecomunicações com recurso a armas brancas.

Perante o exposto, os policiais dirigiram-se de imediato ao local e tentarem intercetar os suspeitos em flagrante delito.

Ao aperceberem-se da presença policial, os suspeitos ainda tentaram encetar fuga apeada para dentro do bairro, contudo, os mesmos acabaram por ser intercetados antes de conseguirem os seus intentos.

Do culminar da presente operação contabilizaram-se os seguintes resultados:
  • 1 Detido por Tráfico de Droga;
  • 2 Detidos por Roubo a estabelecimento comercial com recurso a arma branca;
Foi ainda apreendido:
  • 198 Gramas de Haxixe equivalentes a 990 doses individuais, com o valor aproximado de 285 Euros, duas balanças de precisão e 140 Euros em dinheiro;
  • 1 Veículo ligeiro de passageiros;
  • 2 Balanças de precisão;
  • 143,50 Euros do Banco Central Europeu em numerário;
  • 4 Telemóveis; e
  • 2 Armas brancas.
O detido pelo crime de Tráfico de Estupefacientes já tinha antecedentes criminais desta natureza, tendo inclusivamente, cumprido 9 anos de pena de prisão efetiva.

Os detidos por Roubo a estabelecimento comercial, também tinham antecedentes criminais, tendo um deles cumprido pena de prisão por Roubo a Taxistas.

O detido por Tráfico de Droga foi presente no dia 27 de Outubro no Tribunal Judicial da Comarca de Sintra, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação Prisão Preventiva enquanto que os restantes serão presentes no mesmo local e no decorrer do dia de hoje para 1º Interrogatório Judicial e aplicação da respetiva medida de coação.

Comentários