2 Jovens Desaparecidos Detidos pela PSP

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, no passado dia 4 de Setembro, procedeu à detenção de dois homens de com 16 e 17 anos de idade pelo crime de Roubo e para o Cumprimento de Mandado de Detenção, respetivamente.

Pelas 04H00, desse mesmo dia, elementos de Investigação Criminal, deslocaram-se para as zonas circundantes da Travessa do Fala Só, em Lisboa para efetuarem um serviço rotineiro de vigilância, em virtude de terem conhecimento que desde do dia 14 de Agosto ocorrerem diversos roubos a turistas com recurso a arma branca e a agressões físicas, perpetuados por dois indivíduos do sexo masculino.

Após alguns minutos no local visualizaram, dois jovens com características físicas semelhantes aos denunciados dos crimes já mencionados que, ao se aperceberem da presença policial, adotaram uma atitude suspeita ao inverterem o sentido para onde seguiam, começando a fugir do local.

Durante a fuga um dos sujeitos atirou um objeto para debaixo de uma viatura ali estacionada que, após a interceção dos mesmos, se viria a constatar tratar-se de uma faca com 20,5 cm de comprimento de lâmina.

Depois de efetuados reconhecimentos presenciais, uma vítima dos crimes reconheceu um dos suspeitos como o autor do ilícito de que sofrera juntamente com uma amiga sua.

Posteriormente, e depois de efetuadas algumas diligências, foi possível recuperar as malas subtraídas às vítimas, na zona do Príncipe Real, tendo os restantes artigos sido vendidos na zona do Martim Moniz, de acordo com o que foi mencionado pelos indivíduos.

Verificou-se através dos ficheiros policiais que o suspeito de 16 anos, se encontrava desaparecido do colégio D. Dinis em Leiria enquanto que o de 17, desaparecera também mas do Centro Educativo de Santo António no Porto.

Presente pelo crime de Posse de Arma Proibida, no Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa, foi ordenado que o indivíduo de 16 anos fosse reencaminhado para o colégio de onde se encontrava desaparecido, com suspensão provisória do processo, fixando o cumprimento e injunção de trabalho social definido pela Direção Geral Reinserção Social.

Relativamente ao sujeito de 17 anos, sobre o mesmo pendia um Mandado de Detenção e Condução para cumprimento em regime fechado de 15 meses.

Assim após as formalidades legais, foram os mesmos transportados por esta Policia para os locais acima referidos.

O modo de atuação dos suspeitos, as suas características físicas, a dimensão da lâmina da faca, as vítimas sempre do sexo feminino, revela o mesmo padrão em vários crimes recentemente praticados na área já mencionada, sobre os quais continuará a decorrer a investigação para apuramento dos fatos.

Comentários