2 Reclusos Detidos pela PSP por Três Roubos em 25 Minutos


A Polícia de Segurança Pública através da coordenação entre as Divisões de Investigação Criminal, Trânsito e 3.ª Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa procedeu à detenção de dois homens com 50 e 53 anos de idade por diversos crimes de Roubo cometidos no dia de ontem.

Pelas 16h35, a PSP foi informada de que na Rua Aprígio Mafra, em Lisboa, havia ocorrido um roubo de uma viatura ligeira de passageiros a uma mulher, tendo o crime sido perpetuado por dois homens que, através da ameaça de uma faca que encostaram ao pescoço da vítima, apoderam-se da sua viatura.

Na posse da viatura roubada, os dois indivíduos deslocaram-se para a Rua Luís Bívar, na mesma cidade, onde, pelas 16h55, efetuaram um roubo de uma mala pelo método de esticão e igualmente com recurso a uma arma branca também a uma vítima do sexo feminino.

Enquanto diversos meios da PSP eram empenhados para localizar os suspeitos, pelas 17h00, foi comunicado um outro roubo praticado na Rua Sidónio Pais efetuado com a utilização do mesmo método e pelos mesmos suspeitos a uma cidadã de nacionalidade inglesa.

Entretanto, o dispositivo da Polícia, mobilizado para capturar os suspeitos, conseguiu localizar a viatura e seus ocupantes, tendo-se iniciado um seguimento por diversas artérias da cidade de Lisboa, vindo os assaltantes a abandonar a viatura na Rua Embaixador Martins Janeira, no Lumiar, fugindo apeados na direção da Avenida Nuno Krus Abecassis, na zona da Alta de Lisboa, local onde foi intercetado um dos assaltantes.

Este suspeito, um homem com 53 anos de idade e capturado pelas 17h35, foi prontamente reconhecido pelos Agentes da PSP, por se tratar de um indivíduo que se encontra preso desde 2005, tendo sido condenado em mais de 10 anos de prisão por crimes relacionados com o tráfico de estupefacientes e que foram investigados pela própria Polícia de Segurança Pública, encontrando-se a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, tendo-lhe sido permitida uma saída precária no dia anterior.

Depois de efetuadas diligências policiais, foi possível identificar e localizar o coautor dos ilícitos que havia conseguido ludibriar as forças policiais, tratando-se este de um homem com 50 anos de idade, igualmente a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus desde o início da década de 90 por condenações em diversos crimes de roubo, encontrando-se também numa situação de saída precária desde o dia anterior daquele estabelecimento prisional.

Assim, após ser localizado na residência de familiares na Rua Bernardo Marques, na zona da Alta de Lisboa, foi sujeito a reconhecimentos pessoais por parte das vítimas, que se revelaram positivos, sendo também ele detido.

Para além da viatura, todos os restantes bens pessoais e monetários foram recuperados aquando das detenções.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial, durante o dia de amanhã.

Comentários