Detido por ameaças e agressões a Agente de Autoridade

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, ontem, pelas 23h, deteve um homem de 26 de idade, por ameças e agressões a Agente de Autoridade, na Av. da República em Alfragide. 

Um pouco antes das 23h foi dada ordem ao suspeito para parar a viatura que o mesmo conduzia, no sentido de se prodecer à sua fiscalização e autuação, por avaria nas luzes de cruzamento. Após chamada telefonica por parte do indivíduo, poucos minutos depois, chegaram ao local familiares daquele, no sentido de dificultar a acção de fiscalização, pelo que foi solicitado apoio à Equipa de Intervenção Rápida que se encontrava a efetuar patrulhamento nas imediações. 

Quando a referida equipa chegou ao local, o suspeito reconheceu de imediato um dos polícias que o havia detido no dia 18 de Fevereiro, por, no âmbito de uma fiscalização em que viria a ser autuado, ser possuidor de uma arma proibida, nomeadamente uma soqueira. Nesta altura o suspeito demonstrou uma atitude agressiva e de resistência à detenção. 

Assim, após reconhecer o Agente Detentor, o indivíduo começou a ameaçá-lo, referindo que iria a sua casa agredi-lo. Neste seguimento, foi o mesmo informado de que iria ser detido, pelo que este se introduziu dentro da sua viatura, agarrando-se ao volante, pontapeando e dificultando a ação policial, nomeadamente resistindo à detenção. Neste sentido, foi necessário fazer uso da força física para o retirar de dentro do veículo e proceder à sua algemagem no solo, altura em que o mesmo sofreu escoriações na face. 

Neste momento, foi necessário realizar um perímetro de segurança, de forma a impedir a aproximação dos familiares e amigos, que pretendiam reforçar a hostilidade do suspeito. 

O detido, que recebeu tratamento hospitalar, e voltou a fazer ameças contra os Agentes Policiais, foi notificado para comparecer esta manhã no Tribunal Judicial da Amadora, tendo o processo baixado a inquérito. 

Tendo em conta que foi apresenta queixa por danos no telemónvel do suspeito aquando da algemagem, foi determinada instauração de procedimento de averiguações.

Comentários